A sustentabilidade da nossa Terra depende de cada um de nós, e do impacto das nossas ações e experiências diárias.
Com a consciência do nosso impacto no Ambiente sentimos a necessidade de mudar. É nesta base que lhe propomos algumas práticas simples que tornarão a sua estadia na Fajã dos Padres mais responsável e sustentável.
Julgamos que estas medidas não lhe causarão inconveniência ou desconforto, e estamos certos que podemos contar consigo para apoiar os nossos esforços.
A Fajã dos Padres é uma propriedade agrícola em modo de produção biológico com uma importante variedade e variabilidade genética de plantas frutíferas.
Na Fajã são mantidas espécies endémicas como o Massaroqueiro (Echium candicans) e o Goivo-da-rocha (Matthiola madeirensis). Por favor não danifique as plantas.
Durante a sua estadia encontrará diversas espécies de aves marinhas, de onde se destaca a Cagarra (Culonectris diomedea borealis), uma ave migratória que nidifica nas encostas da falésia e que produz um som inconfundível durante a noite (entre os meses de Março e Novembro); e aves de rapina, visíveis sobretudo no final da tarde junto à falésia.
Encontrará Lagartixas (Podarcis duguesii), um pequeno réptil inofensivo que se alimenta de frutos e de insetos; e possivelmente algumas espécies de aracnídeos, todas inofensivas.
Na praia, algumas espécies de molúsculos e de crustáceos são reconhecidas muito facilmente, e se fizer mergulho com máscara, descobrirá a maioria das espécies de peixe costeiro mais comuns das ilhas da Madeira.
O Lobo-marinho (Monachus monachus) é a foca mais rara do Mundo. Existe uma colónia de Lobos Marinhos nas ilhas Desertas e muito raramente são avistados Lobos Marinhos junto à costa da ilha da Madeira. Se observar um espécime evite interação. Reporte a sua observação na Receção, os seus dados são relevantes para o estudo da espécie.
Verifique se desligou as luzes antes de sair da casa
Tenha atenção às luzes no exterior, que facilmente ficam ligadas sem que se consiga perceber do interior da Casa
Abra as janelas. Tire partido da iluminação natural
Desligue os equipamentos quando não estão a ser utilizados
Relaxe
Disfrute do ambiente, do murmúrio das ondas e do chilreio dos pássaros
Faça passeios e corridas matinais na propriedade
Participe na aula semanal de Pilates. Requisite aulas de Ioga ou Tai chi chuan, ou massagens Ayurveda (custo extra)
Por favor, não fume na Casa
Evite o excesso de sacos e embalagens de plástico
Compre produtos locais
Prove a nossa fruta e vegetais biológicos (são deliciosos!)
Não deite nada nos sanitários para além de papel higiénico
Entregue as pilhas e rolhas de cortiça usadas na receção
Separe o seu lixo:
Balde com tampa Resíduos orgânicos
Saco amarelo Embalagens
Saco azul Papel e cartão
Saco verde Vidro
Saco cinzento Lixo indiferenciado
Tome duches rápidos e feche as torneiras após cada utilização, enquanto se ensaboa ou lava os dentes
Ao esvaziar o autoclismo, sempre que possível, pressione somente o botão até metade
Para que não seja gasta água desnecessariamente em lavagens, a mudança da roupa da cama e toalhas é feita a semanalmente, ou com maior frequência a seu pedido:
Almofada no chão MUDE OS LENÇÓIS
Almofada na cama AINDA VOU UTILIZAR
Toalha no chão MUDE A TOALHA
Toalha no varão AINDA ESTOU A USAR
A água, fornecida por um processo de dessalinização, é usada diretamente para irrigação e consumo humano.
Isso reduz significativamente o descarte de resíduos, a energia para transporte e a necessidade de plástico descartável.
Inspecionamos o fluxo de água e usamos dispositivos e sensores de economia de água.
Como resultado, podemos monitorizar com precisão o uso da água e definir metas de redução de uso.
Somos cuidadosos com a forma como tratamos as águas residuais, evitando produtos químicos, e utilizando produtos com rótulo ecológico.
Eliminando assim a contaminação química da irrigação subsequente.
Nossos processos de eliminação de resíduos são otimizados, organizando-os por tipo de resíduo e se podem ser transformados e reaproveitados.
Ao estimar o volume e o tipo de resíduos produzidos para uma determinada atividade empresarial, podemos planear e otimizar adequadamente.
Os resíduos agrícolas são devolvidos ao sistema por meio de compostagem e ração animal.
Da mesma forma, em todos os outros contextos, o termo 'lixo' é questionado criticamente, pois incorporamos o sentimento de que o melhor método de eliminação é a reutilização.
Contamos com hóspedes para separar diligentemente os seus resíduos nos compartimentos apropriados, fornecidos nas suas acomodações.
Nosso objetivo é administrar nossa cadeia de suprimentos localmente:
Consequentemente, isso reduz o desperdício de alimentos e os custos ambientais associados à distribuição.
A soberania cultural e as tradições madeirenses são fortalecidas na Fajã dos Padres. A ementa do nosso restaurante homenageia a gastronomia local, apresentando vários pratos madeirenses, muito apreciados. O objetivo é reforçar a identidade cultural e o orgulho de nossa equipa e da comunidade local.
Da mesma forma, protegemos nosso património arquitetónico preservando edifícios que datam de séculos. Nossas casas de hóspedes são fornecidas com matérias-primas locais e sustentáveis, técnicas de construção tradicionais e móveis artesanais.
Nossa ambição de alcançar a autossuficiência energética está avançando à medida que continuamos a investir em instalações de painéis solares, bem como priorizamos o uso de alternativas de equipamentos energeticamente eficientes e movidos a eletricidade.